Olha quem está falando
|

Seu bebê não está dormindo bem? Confira a lista com os 10 principais erros que você pode estar cometendo!

08 de abr. de 2022

Seu bebê não está dormindo bem? Confira a lista com os 10 principais erros que você pode estar cometendo!

1- Não criar uma rotina

É muito importante estabelecer uma rotina de horário para dormir, para que o bebê comece a entender que aquele horário é para dormir e possa pegar no sono mais rápido, pois se houver um horário a cada dia, será muito difícil acostumá-lo, e o bebê pode ficar muito mais agitado.

2- Balançar o bebê para dormir

Ao contrário do que a maiorias das pessoas acha, balançar o bebê não o fará descansar por completo, ele terá um sono agitado. Técnicas como dar uma volta de carro, dar uma volta no bairro com o carrinho ou mesmo balançar no colo devem ser usadas apenas em último caso, pois isso o fará pegar no sono, mas não com o descanso adequado que o seu corpo necessita.

3- Deixar o ambiente muito iluminado

Deixar a luz acesa pode estar prejudicando o sono do seu filho (a), pois ele (a) ainda está conhecendo um universo totalmente novo ao redor, e precisa começar a ter uma percepção de dia e noite. Tente uma iluminação mais aconchegante, como abajures e luzes noturnas, assim, se o bebê acordar no meio da noite e encontrar um ambiente acolhedor, provavelmente adormecerá novamente.

4- Excesso de distrações

Muitas distrações como móbiles, brinquedos, pelúcias etc, podem estar causando um efeito contrário ao desejado, deixando o seu bebê distraído por mais tempo, quando o que deveria estar fazendo seria dormir. Os móbiles, dentre outros objetos para bebê são lindos, mas observe o seu bebê e verifique se ele não está dedicando atenção demais a estes itens.

5- Brincar no meio da noite

A maioria dos pais quando os bebês acordam de noite, tentam distraí-los com canções, brincadeiras, luzes, sons, porém o bebê acaba ficando mais agitado com isso, querendo brincar cada vez mais, dificultando assim o sono.

6- Muito barulho

Há muito tempo ouvimos dos mais antigos: “tem que fazer barulho para o bebê acostumar a dormir com qualquer barulho”. É um conselho um tanto complicado, pois o excesso de barulho pode ser o motivo pelo qual ele não está dormindo. Um ambiente acolhedor, silencioso e com luz baixa é fundamental para que o bebê se sinta confortável para dormir.

7- Deixar o bebê dormir o dia todo

Tente cansar mais o bebê durante o dia, com passeios, músicas, brinquedos, o importante é tentar criar uma rotina onde ele entenda que o dia é para ficar mais acordado e a noite é para dormir. De noite, o bebê estará mais cansado e dormirá mais rápido.

8- Higiene adequada

Se o bebê estiver sujo ou molhado, provavelmente não dormirá ao sentir-se incomodado, vale lembrar que um banho antes de dormir é relaxante, e provavelmente ele dormirá mais rápido.

9- Não colocar o bebê no berço

Quanto mais cedo o bebê acostumar com a ideia do berço, mais ele se sentirá seguro. Quando ele reconhece aquele espaço como dele, com as coisas as quais ele está acostumado a visualizar, ele sente segurança, aconchego e familiaridade. E a recomendação é de que ele durma mesmo no berço, por conta dos riscos oferecidos ao dormir com os pais, como sufocamento etc.

10-Não alimentar antes de dormir

Uma mamada antes de dormir o deixará saciado, e a chance de acordar num período curto de tempo é menor. Se você não alimentá-lo antes da hora de dormir, muito provavelmente ele acordará com fome.

Enfim, aqui foram algumas dicas do que pode estar prejudicando o sono do bebê. Lembrando que os bebês são diferentes um do outro, uns dormem mais, outros menos. Se atente aos sinais e o comportamento do seu bebê, e escolha uma ou mais dicas que mais se encaixem em sua situação. Na maternidade não há espaço para certo ou errado, e sim espaço para cada mãe e pai e cada bebê, que são únicos e especias, e ainda estão se adaptando à nova vida.